quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

De quem é a culpa?

Nos últimos tempos, toda vez que começa a chover bate uma certa preocupação. Cada dia é uma cidade diferente que aparece nos jornais embaixo d'água. A sensação que eu tenho é que essa tragédia que assola a vida de pessoas que eu nem conheço logo vai chegar por aqui.

Moro no 9º andar e acho que qualquer dia a água chega por aqui de taaanto que chove. Esses dias eu vi em um site uma enquete curiosa, de quem é a culpa pelos alagamentos que acontecem no Estado de São Paulo? a) o Kassab que não está nem aí e não faz nada para resolver o problema (eu acho que essa é uma boa alternativa); b) a natureza (não lembro o resto da frase, mas eu achei a opção mais absurda, pobre da natureza que sofre com a intervenção do homem desde sempre, ela só quer o seu espaço); c) dos governantes que não tomam atitudes para resolver o problema (siiiim, alternativas parecidas e seria bom se pudesse marcar essa e a primeira).

Gente, imagina só, a natureza vem perdendo seu espaço para estradas, túneis, condomínios, casas, e mega ultra construções milionárias e super faturadas, que burlam as leis ambientais para ficarem prontas mais rápido e criar mais taxas para os moradores e de quebra, mais transtorno.

Cidades já foram destruídas pelas águas da chuva. Será que os nossos governantes só vão tomar alguma atitude quando o nível das águas chegar ao 9º andar do prédio deles?

2 comentários:

  1. Esse blog é muito Tabata rsrsrrsrsr é a sua cara

    ResponderExcluir
  2. Eu colocaria a culpa também no cidadão, que joga lixo na rua, tampa bueiros, entulho em qualquer canto não arruma a rede de esgoto. Aí entra no círculo vicioso que sempre dá quando tentamos responsabilizar alguém por algo que não é, na verdade, responsabilidade de ninguém [e de todos ao mesmo tempo!]. Um tanto confuso não? Pois assim é a democracia se ela existisse de fato, mas já que somos covardes e colocamos representantes lá, acabamos achando que eles tem de resolver nossos problemas SEM a nossa participação, o que é um insulto e uma insanidade de qualquer forma.

    E todos eles moram em ladeiras, a água pode subir, mas vai subir e descer em direção à encosta, onde moram um montão de pobres coitados...

    ResponderExcluir