quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Caminhos para compra segura na web

Pessoal, segue um texto meu sobre compras pela internet, ele foi publicado em setembro de 2009 (não tenho mta certeza, mas foi por aí) no portal http://www.goldenlight.biz/

Apesar de ser um texto um pouco antigo, as dicas e o assunto continuam atuais e válidos, vale a pena dar uma lida.

O sistema de e-commerce é seguro, mas ainda falta disseminação do serviço

A internet é um meio que facilita a vida de muitas pessoas. Usada como ferramenta de trabalho, estudos e de lazer, o e-commerce ganha espaço. Em constante crescimento, o comércio eletrônico brasileiro foi aprovado por 86,3% dos consumidores que compraram algum item pela internet em abril deste ano. Os dados são do e-bit, empresa referência em informações sobre e-commerce nacional. Esse alto índice de satisfação pode estar ligado aos esforços de empresas que fornecem serviços para tornar o e-commerce mais seguro.

Ferramentas disponibilizadas por algumas empresas que cuidam da segurança de pagamento de compras pela internet tornam o ambiente protegido. Apesar de o cliente não tocar o produto e de não ter uma relação física com o estabelecimento, na maioria das vezes, esse pode se tornar um ambiente de credibilidade.

A ferramenta de e-commerce do portal UOL (Universo Online) é o PagSeguro. Intermediária entre o consumidor e o estabelecimento, o sistema facilita pagamentos. Segundo Ricardo Dortas, Diretor do PagSeguro, “o cliente se cadastra em nosso portal e pode fazer compras em todos sites que tenham convênio com o PagSeguro, esse cadastro é único e só aparece para o cliente” diz.

Com o PagSeguro, o pagamento não é repassado diretamente para o vendedor. A empresa só receberá o valor após o cliente receber a mercadoria ou serviço. Isso acontecerá somente após 14 dias depois da compra, que é o período que o consumidor tem para bloquear o pagamento, caso haja algum problema com o produto recebido.

Outro sistema que torna os pagamentos feitos pela internet seguros é o Braspag. Empresas como Google, Dell, Submarino entre outras usam essa ferramenta em suas transações. Enquanto o PagSeguro trabalha entre o comprador e a loja, o Braspag atua entre a loja e a empresa de pagamentos. Todos os pagamentos são enviados para uma única plataforma que faz o processamento de uma única vez.

Svante Westerberg, diretor de desenvolvimento de negócios da Braspag , afirma que, onde há dinheiro há fraude “todos os estabelecimentos estão sujeitos a esse tipo de ação, mas estamos preparados para combater essas fraudes”.
Apesar de milhares de brasileiros terem acesso à internet, o número de consumidores que a utiliza para efetuar compras ainda é muito baixo. É o que afirma Dortas, do PagSeguro: “o setor está crescendo, mas ainda não está satisfatório, não alcançou todo o seu potencial e a perspectiva é de continuar em crescimento”.

Não existe uma fórmula e nem uma solução para conquistar esse comprador. Segundo Dortas, falta um pouco de disseminação desse serviço. “É preciso elaborar maneiras de conquistar o consumidor final, mas é preciso que cada um faça sua parte, assim favorece o todo” diz.

Para Westerberg é preciso tornar mais estreita a relação entre o estabelecimento e o consumidor. “A partir da aquisição da Braspag pelo Grupo Silvio Santos, a oferta de produtos financeiros para o cliente aumenta, tornando o serviço mais atraente”.

Apesar de as empresas fazerem seus esforços para tornar uma compra segura, o e-bit dá algumas dicas para garantir a proteção do consumidor que utiliza o e-commerce.

1. Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou naquelas indicadas por amigos e parentes.

2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa. A e-bit disponibiliza a avaliação dos consumidores que realmente efetuaram compras nas lojas conveniadas ao selo de certificação e-bit no site www.ebit.com.br

3. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Clique no link “onde encontro”, depois em “CNPJ/CGC”, “consulta cadastros” e “consulta situação cadastral”. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

4. Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.

5. Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet (ex. Pagamento Digital) ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.

6. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, – geralmente essas páginas são iniciadas por https:// - e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

7. Proteja seu computador com um antivírus atualizado como firewall pessoal (cria uma barreira entre seu computador e a internet e evita acessos não autorizados) ou anti-spam (que filtra conteúdo indesejado de e-mail) e procure não inserir dados de pagamentos em computadores públicos como os de lan houses.

8. Não abra e-mails de procedência duvidosa e evite clicar em links enviados por e-mail. A curiosidade é a porta de entrada dos fraudadores para instalar programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador.

9. Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, estar sendo vítima de um estelionatário.

10. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.

Para o cliente se sentir mais confiante ao fazer uma compra pela internet, algumas precauções devem ser tomadas. Por exemplo, pesquisar se o estabelecimento onde ele está fazendo a compra é de confiança. Se outras pessoas já compraram produtos nessa loja, o que elas acharam; qual é o prazo de entrega; que tipo de dados essa loja pede que o cliente cadastre em sua página.

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