Pessoal, segue um texto meu sobre compras pela internet, ele foi publicado em setembro de 2009 (não tenho mta certeza, mas foi por aí) no portal http://www.goldenlight.biz/
Apesar de ser um texto um pouco antigo, as dicas e o assunto continuam atuais e válidos, vale a pena dar uma lida.
O sistema de e-commerce é seguro, mas ainda falta disseminação do serviço
A internet é um meio que facilita a vida de muitas pessoas. Usada como ferramenta de trabalho, estudos e de lazer, o e-commerce ganha espaço. Em constante crescimento, o comércio eletrônico brasileiro foi aprovado por 86,3% dos consumidores que compraram algum item pela internet em abril deste ano. Os dados são do e-bit, empresa referência em informações sobre e-commerce nacional. Esse alto índice de satisfação pode estar ligado aos esforços de empresas que fornecem serviços para tornar o e-commerce mais seguro.
Ferramentas disponibilizadas por algumas empresas que cuidam da segurança de pagamento de compras pela internet tornam o ambiente protegido. Apesar de o cliente não tocar o produto e de não ter uma relação física com o estabelecimento, na maioria das vezes, esse pode se tornar um ambiente de credibilidade.
A ferramenta de e-commerce do portal UOL (Universo Online) é o PagSeguro. Intermediária entre o consumidor e o estabelecimento, o sistema facilita pagamentos. Segundo Ricardo Dortas, Diretor do PagSeguro, “o cliente se cadastra em nosso portal e pode fazer compras em todos sites que tenham convênio com o PagSeguro, esse cadastro é único e só aparece para o cliente” diz.
Com o PagSeguro, o pagamento não é repassado diretamente para o vendedor. A empresa só receberá o valor após o cliente receber a mercadoria ou serviço. Isso acontecerá somente após 14 dias depois da compra, que é o período que o consumidor tem para bloquear o pagamento, caso haja algum problema com o produto recebido.
Outro sistema que torna os pagamentos feitos pela internet seguros é o Braspag. Empresas como Google, Dell, Submarino entre outras usam essa ferramenta em suas transações. Enquanto o PagSeguro trabalha entre o comprador e a loja, o Braspag atua entre a loja e a empresa de pagamentos. Todos os pagamentos são enviados para uma única plataforma que faz o processamento de uma única vez.
Svante Westerberg, diretor de desenvolvimento de negócios da Braspag , afirma que, onde há dinheiro há fraude “todos os estabelecimentos estão sujeitos a esse tipo de ação, mas estamos preparados para combater essas fraudes”.
Apesar de milhares de brasileiros terem acesso à internet, o número de consumidores que a utiliza para efetuar compras ainda é muito baixo. É o que afirma Dortas, do PagSeguro: “o setor está crescendo, mas ainda não está satisfatório, não alcançou todo o seu potencial e a perspectiva é de continuar em crescimento”.
Não existe uma fórmula e nem uma solução para conquistar esse comprador. Segundo Dortas, falta um pouco de disseminação desse serviço. “É preciso elaborar maneiras de conquistar o consumidor final, mas é preciso que cada um faça sua parte, assim favorece o todo” diz.
Para Westerberg é preciso tornar mais estreita a relação entre o estabelecimento e o consumidor. “A partir da aquisição da Braspag pelo Grupo Silvio Santos, a oferta de produtos financeiros para o cliente aumenta, tornando o serviço mais atraente”.
Apesar de as empresas fazerem seus esforços para tornar uma compra segura, o e-bit dá algumas dicas para garantir a proteção do consumidor que utiliza o e-commerce.
1. Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou naquelas indicadas por amigos e parentes.
2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa. A e-bit disponibiliza a avaliação dos consumidores que realmente efetuaram compras nas lojas conveniadas ao selo de certificação e-bit no site www.ebit.com.br
3. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Clique no link “onde encontro”, depois em “CNPJ/CGC”, “consulta cadastros” e “consulta situação cadastral”. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
4. Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.
5. Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet (ex. Pagamento Digital) ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.
6. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, – geralmente essas páginas são iniciadas por https:// - e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
7. Proteja seu computador com um antivírus atualizado como firewall pessoal (cria uma barreira entre seu computador e a internet e evita acessos não autorizados) ou anti-spam (que filtra conteúdo indesejado de e-mail) e procure não inserir dados de pagamentos em computadores públicos como os de lan houses.
8. Não abra e-mails de procedência duvidosa e evite clicar em links enviados por e-mail. A curiosidade é a porta de entrada dos fraudadores para instalar programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador.
9. Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, estar sendo vítima de um estelionatário.
10. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.
Para o cliente se sentir mais confiante ao fazer uma compra pela internet, algumas precauções devem ser tomadas. Por exemplo, pesquisar se o estabelecimento onde ele está fazendo a compra é de confiança. Se outras pessoas já compraram produtos nessa loja, o que elas acharam; qual é o prazo de entrega; que tipo de dados essa loja pede que o cliente cadastre em sua página.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
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