segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Redes sociais

De tempos em tempos surgem novas formas de se comunicar: msn messenger, skype, blogs, orkut, facebook, twitter, e outras tantas que surgem a cada dia.

Um assunto que acompanha essas tendências desde sempre é a interferência dessas redes sociais no trabalho. Há lugares que não se importam que os funcionários acessem esse tipo de conteúdo, mas em outros não é permitido nada além de chat de comunicação interna.

O tema ainda é polêmico, gerando diversos tipos de debates sobre como tornar essas ferramentas úteis para o dia a dia.

Eu sou uma adepta recente dessas ferramentas, e como (quase) jornalista acho que elas são mais aliadas do que inimigas, afinal é no seu blog, no seu twitter, no seu facebook e etc, que você vai poder expôr suas ideias livremente. Contando apenas com o próprio bom senso do que deve ou não ser publicado.

Se elas devem ser liberadas no ambiente de trabalho? Depende do segmento da empresa que você trabalha. Empresas ligadas à tecnologia ou os veículos de comunicação, por exemplo, podem utilizar essas redes como ferramentas de trabalho, pois há muito conteúdo de credibilidade em blogs, páginas e comunidades do orkut, twitters.

As pessoas que utilizam essas ferramentas, assiduamente, em seu trabalho devem ter noção do quanto utilizar e a empresa deve verificar se isso afeta a produtividade do funcionário. Caso contrário, toda nova tecnologia ou forma de se comunicar é bem vinda, e criada apenas para agregar mais valor para o maravilhoso e dinâmico mundo da internet.

2 comentários:

  1. É uma insanidade proibir o acesso de funcionários às redes sociais, assim como o funcionário não tem o bom senso de utilizar às mesmas com parcimônia e, respeitando os limites de produtividade a que é submetido em seu rabalho. Acredito que, cada vez mais intensamente, as redes sociais irão fazer parte da vida [e do cotidiano e trabalho] das pessoas, mais abrangentemente e mais abertamente, tendendo para o fim da privacidade e outras catástrofes causadas por mau uso do [sempre] bom senso. Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  2. bom, eu nao tenho facebook, nem blog, tem esse tuit ai uhauha,

    mais concordo plenamente....

    como sempre....


    bjoss

    FLUF

    ResponderExcluir